terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pirâmide Alimentar.

Pirâmide Alimentar.
eÁgua e líquidos: Pelo menos 2 litros ( 6 a 8 copos).

http://www.weblaranja.com/control/div/f_div_nut.gifGrupo 1
Na base da pirâmide, estão os alimentos Energéticos ricos em carboidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos. 
São os Cereais e seus derivados, como: pães, macarrões, massas em geral, raízes e tubérculos; 

http://www.weblaranja.com/control/div/f_div_nut.gifGrupo 2:
No segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
São as Hortaliças, as verduras.

http://www.weblaranja.com/control/div/f_div_nut.gifGrupo 3:
As Frutas e os sucos de frutas naturais, também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.

http://www.weblaranja.com/control/div/f_div_nut.gifGrupo 4:
No terceiro degrau estão os alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Esse grupo também possuí açúcar e gorduras. 
proteína, cálcio, ferro, e zinco.
São eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas etc, 

http://www.weblaranja.com/control/div/f_div_nut.gifGrupo 5
Alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco. 
São as Carnes em geral e ovos;

http://www.weblaranja.com/control/div/f_div_nut.gifGrupo 6
Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom(HDL), sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontrada na Soja e que ajuda a combater várias doenças.
São as leguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc.

http://www.weblaranja.com/control/div/f_div_nut.gifGrupo 7: Óleos e gorduras; 120 kcal
No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos extras, ricos em calorias e colesterol. São importantes. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidas em pequenas quantidades. 
São os óleos e a gorduras.

http://www.weblaranja.com/control/div/f_div_nut.gifGrupo 8: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos; 80 kcal
São alimentos energéticos extras também, de onde provêm muitas calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação. 
São eles: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos.


Fontes: Universidade de Brasília. Site: http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm

Depois de passar o conteúdo foram dados dois modelos de pirâmides em forma de quebra-cabeça para que os estudantes pudessem montar elas em grupo e identificar. Segue em anexo o modelo das pirâmides e nas próximas postagens teremos as atividades feitas pelos estudantes.


Carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais

Carboidratos: são os nutrientes que fornecem energia necessária às atividades do corpo. Um carboidrato importante é o amido. Ele está presente  na batata, mandioca, milho, trigo, feijão. As frutas são também fontes de  carboidratos. Outro carboidrato importante é o açúcar de cana (sacarose).  Os carboidratos são chamados de alimentos energéticos.

Proteínas: são os nutrientes que mais participam da estrutura das células, tecidos e dos órgãos do corpo. Encontramos proteínas principalmente nos seguintes alimentos: leite, carne, ovo, presunto, queijos, peixe  etc.  Proteínas são chamadas de  alimentos construtores.

Lipídios (gorduras): são utilizados para construir pele e músculos, mas também são fonte de energia. Encontramos as gorduras principalmente nos seguintes alimentos: óleos comestíveis e nas gorduras vegetal e animal. Lipídios são chamados de alimentos energéticos.


Vitaminas e sais minerais: são substâncias não energéticas que se encontram em pequena quantidade nos alimentos e que são indispensáveis para um bom funcionamento do organismo. São alimentos reguladores ou funcionais.

Sistema Esquelético - Esquema.


Por dentro da céula


Capitulo 6 - Conhecendo melhor o meu corpo: revestimento e locomoção


Nosso organismo é formado por vários sistemas. Cada um desses sistemas é formado por órgãos que desempenham importantes funções.
É comum pensarmos nos órgãos e sistemas trabalhando de forma isolada. Entretanto, não é assim que nosso corpo funciona. Todos os órgãos trabalham ao mesmo tempo, de forma integrada. Vamos destacar algumas funções para que você possa compreender melhor.
Para começar, você deve saber que os sistemas são formados por um conjunto de órgãos, que desempenham funções específicas.
Os órgãos são formados por tecidos que, por sua vez, são formados de células.        
Antes de falarmos dos órgãos internos, vamos falar de um importante órgão de revestimento, cuja função é proteger o organismo contra a entrada de substâncias nocivas. Estamos falando da pele.
A pele faz parte do sistema tegumentar. Ela tem aproximadamente 1 mm (milímetro) de espessura e recobre, praticamente, todo o corpo humano. A pele é formada por camadas de células.




A epiderme é a camada mais externa da pele. As células da epiderme estão sempre se renovando. Na epiderme existem células com um pigmento chamado melanina. É a quantidade de melanina que determina a cor da pele. Quanto mais melanina, mais escura é a pele.




A pele merece cuidados especiais, devendo ser protegida da ação de produtos químicos e da exposição excessiva ao sol, que pode causar uma doença muito grave: o câncer de pele.
Algumas pessoas pensam que a pele escura não precisa ser protegida dos efeitos do sol. Isso não é verdade. O câncer de pele é mais frequente em pessoas de pele clara, mas qualquer pessoa que se exponha muito ao sol pode ter essa doença. Por isso, é essencial proteger a pele usando protetor solar, roupas leves, chapéu ou boné. Profissionais que trabalham ao ar livre, como lavradores ou carteiros, e pessoas que gostam de ir à praia precisam da proteção extra.
Depois de falar dos cuidados que devemos ter para preservar a aparência saudável da pele, que tal conhecermos melhor os responsáveis pela sustentação e locomoção do nosso corpo?
O trabalho, a prática de esportes e as mais diversas situações do dia a dia exigem que a gente “mexa o esqueleto”, não é mesmo?
O esqueleto humano tem 206 ossos, que dão sustentação ao corpo e protegem os órgãos internos. Embora nossos ossos sejam formados por um tecido muito resistente, os impactos muito fortes podem causar fraturas. Portanto, o uso de equipamentos de proteção na prática de esportes ou no trabalho é indispensável.

Nossos ossos são unidos pelas articulações. As articulações são protegidas por tecidos flexíveis chamados cartilagens, que cobrem as extremidades dos ossos, evitando o desgaste.
Existem articulações fixas, como as do crânio, ou móveis, como as dos joelhos e cotovelos. Nas articulações móveis, os ossos se mantêm unidos pelos ligamentos. Aí se encontra um líquido, cuja função é a lubrificação da articulação, o que facilita o movimento dos ossos. Ele é chamado líquido sinovial.

O esqueleto sozinho não garante a locomoção do corpo. Os músculos são responsáveis pelos nossos movimentos.

Entretanto, há músculos que têm outras funções. Veja a seguir os três tipos de músculos existentes em nosso corpo e a função de cada um:
Músculos esqueléticos: Como o próprio nome diz, são aqueles ligados ao esqueleto, que dão movimento ao corpo. Eles realizam movimentos voluntários, isto é, obedecem ao nosso controle.
Músculos lisos: Encontrados nos órgãos internos, como estômago e intestinos. Eles realizam movimentos= involuntários, isto é, trabalham independentemente da nossa vontade. A única exceção é a bexiga, que, mesmo sendo revestida por músculo liso, pode ser controlada.

Músculo estriado cardíaco: Encontra-se apenas no coração. Seus movimentos são controlados diretamente pelo cérebro e não dependem da nossa vontade.

Atividades
1 - Complete:
a) Os sistemas são formados por um conjunto de __________.
b) Os órgãos são formados por ___________ e os tecidos são formados pelas ____________.
c) A pele faz parte do sistema __________________.
d) A ___________ é a camada mais externa da pele.
e) Na epiderme existem células com um pigmento chamado _______________.
f) O esqueleto humano possui ____________.
g) Nossos ossos são unidos pelas _________________.
h) As articulações são protegidas por tecidos flexíveis chamados _________________, que cobrem as extremidades dos ossos, evitando o desgaste.
i) Nas articulações encontra-se um líquido, cuja função é a lubrificação da articulação, o que facilita o movimento dos ossos. Ele é chamado _______________________.
j) Os _______________ são responsáveis pelos nossos movimentos.

2 - Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
a) articulação
b) cartilagens
c) ligamentos
d) músculos esqueléticos
e) músculos lisos
f) músculos cardíacos
 ___responsável pelos movimentos involuntários realizados pelo coração.
  ___ responsáveis pelos movimentos voluntários do corpo.
  ___ união entre dois ou mais ossos.
  ___ mantêm os ossos unidos entre si.
  ___ parte do esqueleto com articulações fixas
  ___ responsável pelos movimentos involuntários dos órgãos internos, com exceção da bexiga.

3 - Qual é a diferença entre músculos esqueléticos, músculos lisos e músculos estriado cardíaco?
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Capitulo 5 – Saúde é coisa séria

É possível que você não esteja satisfeito com o seu corpo. Quem não gostaria de se parecer com aquele herói “saradão” do cinema ou com aquela modelo exuberante da TV? Mas será que precisamos realmente parecer com outra pessoa?
Estamos sempre brigando com o espelho e com a balança. Isso acontece porque vivemos numa sociedade que supervaloriza a imagem. Há pessoas que arriscam a saúde tentando parecer mais jovens e bonitas, mas nunca estão satisfeitas. Essas pessoas acabam ficando tristes, inseguras e até “endividadas”. A oferta de produtos de beleza, roupas e acessórios, que prometem verdadeiros “milagres”, estimulou ainda mais o consumismo, que já se tornou uma marca de nossa sociedade, especialmente nos grandes centros urbanos.
Mas, afinal, o que é um corpo saudável? Apenas um corpo livre de doenças?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma entidade internacional que trata de assuntos ligados à saúde em todo o mundo. Segundo a OMS, saúde não é apenas a ausência de doenças. Saúde inclui o bem-estar: físico, mental e social do ser humano. Você poderia dizer que este é um critério muito exigente, segundo o qual ninguém poderia ser considerado plenamente saudável. A ideia não é essa. Quando pensamos na saúde de forma bem ampla, passamos a nos preocupar também com outras coisas que tornam a nossa vida mais saudável, como o ambiente em que vivemos e trabalhamos e também as nossas relações sociais.
Infelizmente, há pessoas que ainda não chegaram a esse nível de consciência em relação à saúde. Em busca do corpo perfeito, muitos jovens passaram a fazer esforços exagerados, sem nenhum acompanhamento profissional. Isso pode causar lesões graves nas articulações, além de problemas cardíacos. Há ainda aqueles atletas que utilizam drogas proibidas que aceleram o aumento da massa muscular. Essas substâncias são os esteroides e anabolizantes, também chamadas “bombas”. Elas causam efeitos terríveis, como doenças do fígado e do coração, irritabilidade, distúrbios mentais e esterilidade. Em alguns casos, podem levar à morte.

Atividade 18
Faça uma lista com cinco atitudes simples e práticas que poderiam tornar sua vida ainda mais saudável. Comece a praticá-las hoje mesmo.

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Capitulo 3 – Arroz, feijão, refeição completa? E as vitaminas?

Capitulo 3 – Arroz, feijão, refeição completa?
E as vitaminas?
Os historiadores nos contam que, em todo o sertão nordestino, o trabalhador levava, para a jornada de trabalho ou para a viagem, um saquinho com paçoca: carne assada e farinha de mandioca, pisadas no pilão. O mantimento histórico do bandeirante era a paçoca. Essa era produzida utilizando-se a mandioca, geralmente plantada pelos índios.
A carne era obtida nas caçadas. Com o tempo, a paçoca foi mudando. Na Amazônia, passou a ser feita com castanha-do-pará e de caju; no Ceará, com banana; em São Paulo, usa-se paçoca de carne e de amendoim. No Rio Grande do Sul, é alimento feito de carne seca e farinha de mandioca ou milho piladas conjuntamente, constituindo-se uma espécie de conserva, muito própria para as viagens do sertão. Em cada região, as receitas variavam, mas em todas havia uma coisa em comum: carne e farinha de mandioca. Podemos dizer, assim, que o farnel de viagem e trabalho no Brasil constava de: carne e farinha de mandioca.
Vamos pesquisar que tipo de nutrientes encontramos no farnel de viagem?

Atividade 7
Utilizando a tabela de alimentos a seguir, responda que tipo de nutrientes encontraríamos no farnel de viagem dos brasileiros em séculos passados, a quantidade de cada nutriente e o valor calórico.
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Câmara Cascudo, ao elaborar a história da alimentação no Brasil, indica que o feijão e as favas já faziam parte da alimentação do indígena, por eles chamados de cumandá. Desde o século XIII, há documentos referentes a feijão em Portugal. Os primeiros brasileiros, filhos de portugueses, ameríndios e africanos, no século XVIII passaram a considerar o feijão o prato nacional
por excelência. “O feijão era a refeição, o sustento, a força promotora da energia humana.”
Atualmente, o Brasil é o segundo produtor mundial de feijão, produzindo 2,5 milhões de toneladas/ano. Há décadas, no Brasil, feijão com arroz tem sido considerado por muitos como comida de pobre. A marmita de muitos trabalhadores geralmente é constituída por arroz, feijão e ovo frito. Feijão com arroz é uma comida com baixo valor nutricional?

Atividade 8
Utilizando a tabela anterior, responda:
Se você ingerir 100g de feijão carioca, sem tempero, quais nutrientes estaria ingerindo? Quantas calorias (kcal) estariam sendo produzidas ao serem ingeridas as 100g?
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Com o desenvolvimento da ciência, a dobradinha arroz-feijão consolidou-se como de grande valor nutricional. Borka Beatriz realizou uma pesquisa na UNICAMP com sementes cozidas de 7 tipos de feijão: jalo, radiante (rajado), vereda (rosa), pérola (carioca), timbó (roxinho), valente (preto) e ouro (branco). Sabe a que conclusão ela chegou? As variedades carioca, preto, branco e rosa são as mais nutritivas porque apresentam maior valor de proteínas e de sais minerais, principalmente de cálcio, mas feijão também contém magnésio, cobre e zinco.
Para a pesquisadora, “todas as leguminosas apresentam deficiência de um ou mais aminoácidos, componentes essenciais das proteínas, porém a inclusão na refeição de arroz, milho ou macarrão leva a um balanço adequado de proteínas e, sem prejuízos alimentares, não exige um consumo constante de carnes”. O cálcio ajuda a evitar a osteoporose. Outra semente que contém cálcio é a soja.

Atividade 9
Reúna-se em grupo e verifique o que comeu na última refeição. Faça uma lista com o nome dos alimentos que comeu e, consultando a tabela, indique quais os nutrientes que ingeriu. Compare com a dos seus colegas. Que tipo de nutriente predominou na refeição?
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Como já vimos anteriormente, numa refeição equilibrada, precisamos de vários tipos de nutrientes. Já estudamos carboidratos, proteínas, lipídeos e sais minerais. Agora vamos focalizar as vitaminas. As vitaminas são chamadas de micronutrientes, pois o organismo precisa delas em pequena quantidade. As vitaminas são necessárias, pois ajudam a acelerar transformações químicas no organismo, o chamado metabolismo.
Existem vários tipos de vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, C, D, E e K. Cada vitamina exerce uma função diferente no corpo. Por exemplo, a vitamina A influi na visão, no crescimento dos dentes e dos ossos. Encontramos vitamina A nas gorduras, gema de ovo, manteiga, legumes amarelos e verdes etc.
A vitamina D, por exemplo, propicia a absorção de cálcio e fósforo.
A vitamina C é uma das mais conhecidas. É também chamada de ácido L-ascórbico e, no organismo, tem uma função protetora como antioxidante. Colabora na manutenção da resistência a doenças bacterianas e virais, na formação de ossos e dentes. Previne o escorbuto, uma doença nas gengivas que dá feridas na boca.
Na nossa alimentação, encontramos várias fontes de vitamina C.


Veja a tabela.
Atividade 10

Olhando a tabela, que conclusões você pode tirar?
A.  Qual a fruta que tem mais vitamina C em 100 g?
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B. Compare a quantidade de vitamina C presente em 100 g de manga verde e em 100 g de manga madura. Qual a conclusão que se pode tirar?
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C. Compare a quantidade de vitamina C presente em 100 g de brócolis cru e cozido. Qual a conclusão que se pode tirar?

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Aula 4 – Ciências da Natureza – Fermentação

Por que o pão cresce? Quais são os ingredientes necessários?
A.  Para responder a essa pergunta realize o experimento a seguir ou analise as fotografias:

Veja que, em todos os tubos, foi colocado o fermento biológico que, como você já sabe, é um dos ingredientes que provoca o crescimento do pão.
B.  Agora, compare o estado inicial e final de cada tubo. Compare todos os tubos e responda:
a)            Em que tubo há maior formação de bolhas?
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b)           Quais os ingredientes desse tubo?
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c)            Houve transformação química? Em que tubos?
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d)           Discuta com seus colegas e tente explicar os resultados.
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Você já deve ter imaginado por que o pão cresce, não é mesmo? E concluído que é porque há a produção de bolhas, como pudemos observar nos tubos por meio da formação de espuma. Sabemos que essas bolhas são provocadas pela produção de gás carbônico ocorrida em uma transformação química.



Aula 4 – Ciências da Natureza – Fermentação
A transformação química que ocorre na produção dos pães é chamada de fermentação.


Quando o pão é preparado, após juntarmos todos os ingredientes e deixarmos descansar, a massa cresce porque há a formação de bolhas de gás carbônico. No caso do pão, o nutriente para o fermento biológico é o açúcar, e os produtos são: gás carbônico e álcool. Além disso, se medirmos a temperatura da massa, quando misturamos os ingredientes, no ponto inicial e depois no ponto final, vamos perceber que ocorre um aumento da temperatura. O álcool é evaporado no forno, pelo aquecimento, por isso, não percebemos sua formação. Esse tipo de fermentação é chamada de fermentação alcoólica.
Os fungos são microrganismos que, se colocados em condições favoráveis, crescem e se multiplicam. No caso estudado, o açúcar serve de alimento para os lêvedos, que, na ausência do gás oxigênio e presença de água morna, se alimentam, crescem e se reproduzem, produzindo gás carbônico e álcool e liberando calor.
E para fazer pizza? O processo é o mesmo? Que tipo de fermento utilizamos? Se você, alguma vez fez pizza ou viu alguém fazer, sabe que o fermento utilizado é um pó branco. Nesse caso, dizemos que é um fermento químico. Ele faz crescer a massa. Sabe por quê?
O fermento químico, em contato com a água, sofre uma transformação química e produz gás carbônico, que faz a massa crescer. Em nossa vida, conhecemos vários tipos de fermentação. Conhecemos várias bebidas que são obtidas por meio da fermentação alcoólica tais como pinga, cerveja, vinho. A fermentação da cana-de-açúcar por meio de lêvedos produz o álcool combustível. A fermentação alcoólica que é produzida a partir de lêvedos tem como um dos produtos o álcool (etanol). Assim, a partir da fermentação da cana--de-açúcar podemos obter tanto o álcool (etanol) quanto a pinga (ambos destilados). A fermentação alcoólica da uva dá origem ao vinho; da cevada, a cerveja; e da farinha de trigo, como já vimos, conseguimos o pão.
 A fermentação láctea é realizada por bactérias chamadas lactobacilos. Por meio dela podemos obter queijos e iogurtes, entre outros derivados.
A fermentação acética é realizada por bactérias acéticas que são utilizadas para se obter vinagres a partir de vinhos.
A fermentação é um processo antigo. Nossos índios já a conheciam. Por meio dela obtinham o cauim, uma bebida alcoólica. Assim nos contam os historiadores:


Você agora é capaz de dizer que tipo de fermentação ocorre para a produção de cauim? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Transformações Químicas e Físicas

Transformações  Químicas
As transformações químicas são aquelas que produzem novos materiais. Exemplos:
- mudança de cor (papel queimado).
- desprendimento de gás.
- produção ou absorção de energia (calor, luz, eletricidade, etc.).
- produção de plásticos a partir do petróleo.
- o azedar do leite.
- o enferrujamento de um prego.
- a fotossíntese.
- a respiração.
- a fabricação do sabão (aquecimento de gordura com a soda caústica).
- produção de queijo a partir de leite.
- ovo frito.
- produção de bolo.
- combustão, por exemplo, a queima de gás de cozinha produzindo chama.
- variação de temperatura.

Transformações Físicas
As transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias. Exemplos:
- papel rasgado.
- vidro quebrado.
- água fervendo.
- gelo derretendo.
- mudança de cor na barra de ferro quando aquecida.
- quando dissolvemos sal ou açúcar na água.

Aula 3 – Ciências da Natureza
Atividades sobre transformações químicas e físicas
1 – Assinale as alternativas referente a fenômenos químicos.
a) produção de plástico a partir do petróleo.
b) fabricação de fios de cobres a partir de uma barra de cobre.
c) fabricação de coalhada a partir do leite.
d) desaparecimento do açúcar ou do sal quando colocado na água.
e) prego enferrujado.
f) queima da gasolina.
g) fotossíntese realizada pelas plantas.

2 – Responda:
a) O que são transformações químicas
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b) O que são transformações físicas
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3 – Assinale as alternativas referente a fenômenos físicos:
a) produção de um bolo.
b) papel rasgado.
c) vidro quebrado.
d) água fervendo.

Caça-palavras sobre os alimentos




Cruzadinha dos alimentos

Preencha a cruzadinha conforme o número da fruta indicada.
Por exemplo na fruta 1 mamão.


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Curso de Rede e Aprendizagem

Atividade 2.2 - Diálogos sobre as gerações
Gostei desse vídeo porque primeiro ele procura saber a opinião dos jovens sobre o assunto e depois ele explica o que é, e, esclarece as dúvidas
http://www.youtube.com/watch?v=eqJG9xmb0KE


E também pode ser trabalhado o tema como fonte de pesquisa.
Cibercultura é a cultura que surgiu, ou surge, a partir do uso da rede de computadores através da comunicação através de computadores, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico. É também o estudo de vários fenômenos sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede, como as comunidades on-line, jogos de multi-usuários, jogos sociais, mídias sociais, realidade aumentada, mensagens de texto,1 e inclui questões relacionadas à identidade, privacidade e formação de rede.