3º Bimestre – Trabalho sobre Peixes e Anfíbios
Coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas:
- ( ) Os anfíbios tem um corpo hidrodinâmico.
- ( ) Os anfíbios possuem bexiga natatória.
- ( ) Os peixes têm vários órgãos de sentidos como: bolsas olfatórias, olhos e linha lateral.
- ( ) O coração dos peixes tem duas cavidades: um átrio e um ventrículo.
- ( ) Os peixes são classificados como peixes cartilaginosos e peixes ósseos.
- ( ) Os peixes cartilaginosos, como o tubarão e a raia, vivem principalmente em água salgada. Mas algumas espécies de raia vivem em água doce.
- ( ) Os peixes ósseos são abundantes, tanto em água salgada (tainhas, robalos, cavalos-marinhos, pescadas, etc), como em água doce (lambari, dourados, pintados, pacus, acarás-bandeiras, etc.)
- ( ) Em peixes cartilaginosos predominam-se esqueleto formado por ossos.
- ( ) A função da bexiga natatória é favorece a flutuação dos anfíbios.
- ( ) Os peixes são animais pecilotérmicos, isso significa que a temperatura do seu corpo varia de acordo com o ambiente.
- ( ) Alguns anfíbios podem se alimentar de algas.
- ( ) O sistema digestório dos peixes é constituído de boca, faringe, esôfago, estômago, intestino além de glândulas anexas.
- ( ) A maioria dos peixes ósseos apresenta fecundação externa: a fêmea e o macho liberam seus gametas na água. Após a fecundação do óvulo por um espermatozóide, forma-se o zigoto. Em muitas espécies de peixes ósseos, o desenvolvimento é indireto, com larvas chamadas alevinos.
- ( ) Nos peixes cartilaginosos, a fecundação é geralmente interna: o macho introduz seu espermatozóide no corpo da fêmea, onde os óvulos são fecundados. O desenvolvimento é direto, os ovos dão origem a filhotes que já nascem como o aspecto geral de um adulto, apenas menores.
- ( ) Os peixes em sua maioria, são ovíparos: o embrião se desenvolve no interior de um ovo, fora do corpo materno. Algumas espécies são ovovivíparas, isto é, o embrião se desenvolve dentro de um ovo, mas no interior do corpo materno. Em ambos os casos, o embrião se nutre de reservas nutritivas contidas no ovo.
- ( ) Os peixes foram os primeiros vertebrados a chegar na terra.
- ( ) Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a viver em terra firme. E são representados por rãs, sapos, pererecas, salamandras e cobras-cegas.
- ( ) As cobra-cegas ou cecílias tem pernas funcionais.
- ( ) Os anfíbios tem pele úmida, geralmente sem escama e pobre em queratina.
- ( ) Os anfíbios podem absorver água do ambiente pela pele, porque a baixa quantidade de queratina na pele deles torna-a relativamente permeável.
- ( ) Os anfíbios são animais pecilotérmicos assim como os peixes.
- ( ) Em seu desenvolvimento, os anfíbios apresentam uma fase de larva que, após sofrer metamorfose, transforma-se na forma adulta. Na fase larval, os anfíbios respiram por brânquias, quando se tornam adultos, respiram por meio dos pulmões e da pele.
- ( ) O coração dos peixes possuem três cavidades: dois átrios e um ventrículo.
- ( ) O coração dos anfíbios possuem três cavidades: dois átrios e um ventrículo.
- ( ) A grande maioria dos anfíbios pertencem a classe dos anuros que vivem em lugares úmidos e na água. Onde o corpo divide-se em cabeça, tronco, e membros. Os membros posteriores são maiores que os membros anteriores.
- ( ) Os anfíbios divide-se em duas classes: anuros e urodelos.
- ( ) Os anfíbios são divididos em três classes: anuros que são os sapos, as rãs e as pererecas; os urodelos que são as salamandras e os tritões e os ápodes que são as cecílias ou cobra-cegas.
- ( ) Nos anfíbios, após a fêmea deposita seus óvulos na água, os que sobrevivem podem se desenvolver e, cerca de uma semana depois, cada um deles origina uma larva denominada girino.
- ( ) Os vertebrados são representados pelos anfíbios, répteis, minhocas e aves.
- ( ) Os vertebrados são representados pelos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Onde eu poderia conseguir o gabarito desta atividade? Obrigado desde já!
ResponderExcluirOnde eu poderia conseguir o gabarito desta atividade? Obrigado desde já!
ResponderExcluir