JOGO DA VELHA CIENTÍFICO
Organização da classe
- Realizado com toda a turma de forma coletiva, elegendo um juiz ou em trios.
Capacidades a serem trabalhadas
- Reconhecer ordem e classe dos animais vertebrados
*ordem: carnívoros, herbívoros, onívoros
*classe: mamíferos, répteis, anfíbios, aves, peixes
Material
- Neste jogo podem-se usar folhas de rascunho para desenhar a grade do jogo ou ter uma grade específica
-10 tampinhas de refrigerante sendo 5 de uma mesma cor e mais 5 de uma outra cor
Desenvolvimento
Brincam três alunos sendo que dois disputam e um é o juiz. Definir o número de rodadas de cada partida (exemplo: jogaremos cinco rodadas) Tirar par ou ímpar para iniciar a brincadeira. Cada um na sua vez, os alunos retiram de uma caixinha as fichas com o nome dos animais e devem classificá-los quanto a sua classe e ordem. Para marcar o ponto precisam acertar a resposta. O juiz possui uma tabela para recorrer em caso de dúvida. É o juiz que marca a pontuação para definir o vencedor.
Caso o jogo seja realizado coletivamente, separe a turma em duas equipes, faça a eleição do juiz. A grade do jogo será desenhada no quadro para facilitar a compreensão. Usar cores diferentes para cada equipe.
Modelo de tabela para o juiz. (elaborada de acodo com o assunto a ser trabalhado pela turma)
ANIMAL | CLASSE | ORDEM |
VERTEBRADOS | ||
AVESTRUZ | AVE | ONÍVORO |
BALEIA | MAMÍFERO | CARNÍVORO |
BEIJA-FLOR | AVE | HERBÍVORO |
BOI | MAMÍFERO | HERBÍVORO |
CACHORRO | MAMÍFERO | ONÍVORO |
CUTIA | MAMÍFERO | ONÍVORO |
DRAGÃO DE KOMODO | RÉPTIL | CARNÍVORO |
ELEFANTE | MAMÍFERO | HERBÍVORO |
EMA | AVE | ONÍVORO |
GALINHA | AVE | ONÍVORO |
GATO | MAMÍFERO | ONÍVORO |
HOMEM | MAMÍFERO | ONÍVORO |
JABUTI | RÉPTIL | ONÍVORO |
LEÃO | MAMÍFERO | CARNÍVORO |
LEOPARDO | MAMÍFERO | CARNÍVORO |
MACACO | MAMÍFERO | ONÍVORO |
MARRECO | AVE | ONÍVORO |
MORCEGO | MAMÍFERO | ONÍVORO |
MOREIA | PEIXE | CARNÍVORO |
ONÇA | MAMÍFERO | CARNÍVORO |
PACA | MAMÍFERO | HERBÍVORO |
PAPAGAIO | AVE | HERBÍVORO |
PATO | AVE | ONÍVORO |
PERIQUITO | AVE | HERBÍVORO |
PINGUIM | AVE | CARNÍVORO |
RÃ | ANFIBIO | CARNÍVORO |
SAPO | ANFIBIO | CARNÍVORO |
SUCURI | REPTIL | CARNÍVORO |
TARTARUGA | RÉPTIL | CARNÍVORO |
TUBARÃO | PEIXE | CARNÍVORO |
ZEBRA | MAMÍFERO | HERBÍVORO |
ZEBU | MAMIFERO |
HERBÍVORO
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JOGO DA MEMÓRIA DOS BICHOS
MALETA HIGIÊNICA
Organização da turma
- Dividir a turma em dois grupos
Capacidades a serem trabalhadas
- Incentivar hábitos de higiene pessoal
- Perceber a importância de manter hábitos de higiene para uma vida saudável
- Relacionar cada ação ao respectivo objeto higiênico
Material
- Uma caixa de sapato, pintada e colada uma alça para transformá-la em maleta
- Vários objetos utilizados em nossa higiene pessoal
- Cartas com atitudes ou ações relacionadas ao objeto
Desenvolvimento
- Dividir a turma em duas equipes. Cada equipe escolherá uma criança que será o líder da equipe
- Deixa as cartas no centro da roda
- Cada equipe escolherá uma criança que será o líder da equipe
- A maleta passa de mão em mão para que cada um escolha um objeto
- O líder da equipe retira uma carta de ação e fará ponto se o objeto relativo a essa ação estiver com a sua equipe. Se o objeto não tiver em sua equipe a carta será eliminada e passa a vez para o líder adversário. Assim sucessivamente até terminar as cartas.
- Vence a equipe obtiver mais duplas de objeto/carta de ação
Clique no link abaixo para fazer o download das cartas
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