quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Atividade 1_3 PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM



PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM

1. Identificação
Nome dos cursistas
FLÁVIA RAMOS BARBOSA E MARIA AUXILIADÔRA RAMOS BARBOSA
Nome da Escola: SILO VARGAS BATISTA                       Local  ELDORADO - MS          
Série:1º AO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL                  Número de alunos:     54
Professores envolvidos: FLÁVIA RAMOS BARBOSA E MARIA JOSÉ DA SILA
           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
CONHECENDO AS FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES.

3. Justificativa
        O interesse em trabalhar com este tema partiu num primeiro momento da observação das crianças durante uma aula na sala de tecnologia onde os alunos pesquisavam sobre os alimentos e ficaram maravilhados com a quantidade de frutas, verduras, legumes e suas variadas formas e cores. E pensando nisso resolvi desenvolver esse projeto mostrando a eles de uma forma divertida a importância deles e também ajudando a muito conhecer as frutas, verduras e legumes e mostrar o quanto eles são úteis na nossa vida

4. Objetivo (s)
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

5. Conteúdos
Na disciplina de artes os alunos puderam confeccionar um dominó de frutas na qual ajudou na memorização de algumas frutas.
  
6. Disciplinas envolvidas
Artes.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Atividade 1 – Construção de slides e jogos que ajude na identificação de frutas, verduras e legumes.
Atividade 2 – Identificação de frutas, verduras e legumes através de uma apresentação de slides.
Atividade 3 – Jogo da memória das frutas, verduras e legumes para facilitar o aprendizado dos alunos.

CRONOGRAMA
      Atividades
Datas
Carga Horária
      Atividade 1
07 à 14 de Maio
-
      Atividade 2
15 à 25 de Maio
1 aula por turma
      Atividade 3
28 de Maio à 04 de Junho
1 aula por turma

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
v     Data Show
v     Note book
v     Computador
v     Papel
v     Cartolina
v     Tesoura

9. Registro do processo

10. Avaliação e Resultados esperados
Foi passado aos alunos alguns slides do projeto conhecendo as frutas, legumes e verduras para que os alunos pudessem reconhecer esses devido alimentos no seu dia-a-dia. Como de fato muitos deles foram dizendo de quais alimentos gostavam mais ou menos. Depois foi passado um vídeo sobre as vitaminas e outro sobre a salada de frutas que foram retirados do youtube. Depois os alunos jogaram dois jogos da memória que serviram de fixação do conteúdo apresentado. E. como atividades xerocadas os alunos ganharam um domino de fruta na qual eles tiveram que pintar e depois a professora de Arte irá colar em um papel cartão e recorta para  em seguida entregar aos alunos o dominó de frutas que foi confeccionado pelos próprios alunos, com ajuda das professoras de Arte e da STE. Todas essas atividades foram trabalhadas com os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental na qual tivemos a colaboração de todos os professores.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

12. Referências Bibliográficas
Vídeos utilizados na aula.

Link dos jogos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário