quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ciências

Pretende-se nesta área a dinamização de atividades complementares às ciências experimentais: ciências naturais e físico-químicas.
Neste âmbito, sugere-se:
Todos os anos - Arrábida da Serra ao Mar - Património Mundial da Unesco . Visionamento do documentário (47mn) - Elaboração de desenhos/composições/debate sobre o documentário. Sala de aula

 5ºano

AtividadeDescriçãoMaterialLocal
Visionamento do filme - Era uma vez a vidaVisionamento do filme (24:56); identificam a célula (unidade básica do s.v.), desenham e fazem a sua legenda
computador - internet - projetor;
folha de papel
sala de aula
Jogo da forca-animaisJogo on-linecomputador-internetsala de aula


construção em papel
do ciclo da água
cópias do ciclo da água;
cartolina; tesoura; cola
sala de aula
B.I. do animal em vias de extinçãoRealização de cartões com a informação sobre os animais.Cartolina; imagem do animal; canetas; computador para pesquisasala de aula
Jogo "baralho animal"
Jogo de cartas sobre animais (instruções)
Instruções; cartas a levantar na repografiasala de aula

 

6ºano

AtividadeDescriçãoMaterialLocal
Vídeos corpo humano
animação sobre o corpo humano- consultar separador da cinemateca
Para cada vídeo, será organizado um debate sobre o tema.
computador-internet
Ludoteca
ou sala de aula
Jogo da forca - alimentaçãojogo on-line
computador-
internet
sala de aula

7ºano

AtividadeDescriçãoMaterialLocal
Vídeo - Planeta dos dinossauros
visionamento do vídeo - 48mn;
elaboração de um desenho com os vários dinossauros
computador e projetor; folhas brancas e lápis de corsala de aula
jogo “baralho célula”jogo com cartas sobre as células-levantar jogo na repografia  (instruções)cartas e instruções do jogo
Ludoteca
ou sala de aula
Ciclo da água
Construção em papel
do ciclo da água

cópias do ciclo da água;
cartolina; tesoura; cola
sala de aula

8ºano

AtividadeDescriçãoMaterialLocal
Ciclo da água
construção em papel
do ciclo da água
cópias do ciclo da água;
cartolina; tesoura; cola
sala de aula
Cadeia alimentarconstrução em papel de uma cadeia alimentarinstruções; cartolina; folhas papel branco; canetas; tesourasala de aula
vídeo - "conservaçao do planeta"visionamento do vídeo e elaboração em grupo de uma composição sobre o mesmo. Debate.Computador e projetor. Papel e canetasala de aula
vídeo - A cadeia da vida 26mnvisionamento - Escrevem numa folha: definição de cadeia alimentar; fotssinteseComputador e projetor. Papel e canetasala de aula

9ºano 

AtividadeDescriçãoMaterialLocal
Vídeos corpo humano

animação sobre o corpo humano - consultar separador cinemateca
 
Para cada vídeo, será organizado um debate sobre o tema.
computador-internetsala de aula
Visionamento do filme - Era uma vez a vida  (24:56)Visionamento do filme (24:56); identificam a célula (unidade básica do s.v.), desenham e fazem a sua legenda
 
computador - internet - projetor;
 
folha de papel
sala de aula

Parte I - nascimento e infância (33mn). Composição sobre as caraterísticas da infância.
computador-internet-projetor
sala de aula
Viagem fantástica ao corpo humanoParte II - adolescência; amor, atração, concepção e gravidez. do mn 33 ao 56mn (23mn) - Composição e debate sobre a adolescência.computador-internet-projetorsala de aula
Viagem fantástica ao corpo humanoParte III -  Idade adulta do mn 56 até ao fim (25mn). Composição sobre as caraterísticas da idade adultacomputador-internet-projetorsala de aula
Nota - tempo total do filme "viagem fantástica" - 81 minutos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário