Ciências
Pretende-se nesta área a dinamização de atividades complementares às ciências experimentais: ciências naturais e físico-químicas.
Neste âmbito, sugere-se:
Todos os anos - Arrábida da Serra ao Mar - Património Mundial da Unesco . Visionamento do documentário (47mn) - Elaboração de desenhos/composições/debate sobre o documentário. Sala de aula
5ºano
| Atividade | Descrição | Material | Local |
| Visionamento do filme - Era uma vez a vida | Visionamento do filme (24:56); identificam a célula (unidade básica do s.v.), desenham e fazem a sua legenda |
computador - internet - projetor;
folha de papel
| sala de aula |
| Jogo da forca-animais | Jogo on-line | computador-internet | sala de aula |
|
|
construção em papel
do ciclo da água
|
cópias do ciclo da água;
cartolina; tesoura; cola
| sala de aula |
| B.I. do animal em vias de extinção | Realização de cartões com a informação sobre os animais. | Cartolina; imagem do animal; canetas; computador para pesquisa | sala de aula |
| Jogo "baralho animal" |
Jogo de cartas sobre animais (instruções)
| Instruções; cartas a levantar na repografia | sala de aula |
6ºano
| Atividade | Descrição | Material | Local |
| Vídeos corpo humano |
animação sobre o corpo humano- consultar separador da cinemateca
Para cada vídeo, será organizado um debate sobre o tema.
| computador-internet |
Ludoteca
ou sala de aula
|
| Jogo da forca - alimentação | jogo on-line |
computador-
internet
| sala de aula |
7ºano
| Atividade | Descrição | Material | Local |
| Vídeo - Planeta dos dinossauros |
visionamento do vídeo - 48mn;
elaboração de um desenho com os vários dinossauros
| computador e projetor; folhas brancas e lápis de cor | sala de aula |
| jogo “baralho célula” | jogo com cartas sobre as células-levantar jogo na repografia (instruções) | cartas e instruções do jogo |
Ludoteca
ou sala de aula
|
| Ciclo da água |
Construção em papel
do ciclo da água
|
cópias do ciclo da água;
cartolina; tesoura; cola
| sala de aula |
8ºano
| Atividade | Descrição | Material | Local |
| Ciclo da água |
construção em papel
do ciclo da água
|
cópias do ciclo da água;
cartolina; tesoura; cola
|
sala de aula
|
| Cadeia alimentar | construção em papel de uma cadeia alimentar | instruções; cartolina; folhas papel branco; canetas; tesoura | sala de aula |
| vídeo - "conservaçao do planeta" | visionamento do vídeo e elaboração em grupo de uma composição sobre o mesmo. Debate. | Computador e projetor. Papel e caneta | sala de aula |
| vídeo - A cadeia da vida 26mn | visionamento - Escrevem numa folha: definição de cadeia alimentar; fotssintese | Computador e projetor. Papel e caneta | sala de aula |
9ºano
| Atividade | Descrição | Material | Local |
Vídeos corpo humano
|
animação sobre o corpo humano - consultar separador cinemateca
Para cada vídeo, será organizado um debate sobre o tema.
| computador-internet | sala de aula |
| Visionamento do filme - Era uma vez a vida (24:56) | Visionamento do filme (24:56); identificam a célula (unidade básica do s.v.), desenham e fazem a sua legenda |
computador - internet - projetor;
folha de papel
| sala de aula |
|
|
Parte I - nascimento e infância (33mn). Composição sobre as caraterísticas da infância.
|
computador-internet-projetor
|
sala de aula
|
| Viagem fantástica ao corpo humano | Parte II - adolescência; amor, atração, concepção e gravidez. do mn 33 ao 56mn (23mn) - Composição e debate sobre a adolescência. | computador-internet-projetor | sala de aula |
| Viagem fantástica ao corpo humano | Parte III - Idade adulta do mn 56 até ao fim (25mn). Composição sobre as caraterísticas da idade adulta | computador-internet-projetor | sala de aula |
| Nota - tempo total do filme "viagem fantástica" - 81 minutos | |||
Nenhum comentário:
Postar um comentário