quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

OBJETIVOS:
*DESENVOLVER A HABILIDADE DE SOMAR E SUBTRAIR,
*ESTIMULAR O RACIONCÍNIO E A PERCEPÇÃO.
JOGO DA TRILHA - O MELHOR CAMINHO
JOGO DA TRILHA - DE OLHO NA PISTA.
 
JOGO DA TRILHA PRÊMIOS E TAREFAS.



JOGO DA VELHA - CÃO E GATO.


 

JOGO DA TRILHA - PASSEIO TURÍSTICO.

Jogos de Biologia e Ciências

   


Este jogo estimula o raciocínio do jogador, é bem legal!
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Sistema Respiratório
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Sistema Digestório

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Sistema Circulatório

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Visão Humana

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Sistema Urinário

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Cara a Cara com a Célula
é um instrumento para trabalhar, em sala de aula, o conceito de célula e suas correspondentes organelas e estruturas.


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O Jogo das Calorias
O objetivo é esclarecer que os ganhos e as perdas de peso são conseqüência de vários parâmetros importantes, como o consumo diário de energia, o valor calórico dos alimentos e fatores individuais, como por exemplo, fatores bioquímicos e metabólicos que, em última análise, são influenciados por fatores hereditários.

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Baralho Celular
é um instrumento de aprendizagem que pode ser usado em sala de aula ou em um grupo de amigos e que auxilia a aprendizagem significativa da célula.

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O Jogo da Palavra Cruzada
possibilita a verificação de seus conceitos sobre células-tronco.

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Jogo das Células-tronco
Ao responder as questões contidas nas cartas você ganha pontos e se responder acertadamente pode ganhar de seus parceiros.

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Biota - O jogo da biodiversidade
Peça uma boa dica e poderá ser a equipe vencedora!
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Ponto Crítico, um jogo sobre contaminação alimentar
o melhor detetive será aquele que primeiro descobrir o responsável pela contaminação!
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Baralho Embriológico
é um jogo que possibilita o conhecimento de algumas fases do desenvolvimento embrionário e desenvolve um pensamento estratégico de seleção de informações próprias para cada uma delas.

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Baralho Animal
é um jogo divertido que facilita o estudo dos diversos grupos de vertebrados e desenvolve um pensamento estratégico de seleção de informações relacionadas e descarte das não relacionadas.

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Quizz do Sangue (Português)
Nível Médio
O sangue é dividido em: parte sólida que inclue as células vermelhas(hemácias) e brancas (leucócitos) parte líquida composta pelo plasma e água. Este líqiuido precioso desempenha diversas funções, entre elas transporte de nutrientes, oxigênio, dióxido de carbono e serve de meio para o transporte de células de defesa do organismo. Neste jogo desenvolvido pela equipe da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) você testará seus conhecimentos sobre o sangue.

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Solidariedade Sanguínea (português)
Nível Avançado
Neste jogo totalmente em português você aprenderá sobre transfusão e tipagem sanguínea. Matheus de 8 anos precisa urgentemente de sangue do tipo AB-. Tente encontrar um doador compatível, mas para isto, terá que explorar a fala dos personagens e os objetos do ambiente. Boa Sorte!

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Building Bodies (Inglês)
Nível Básico
Chimpazés e humanos são espécies distintas, no entanto, compartilham semelhanças anatômicas e comportamentais entre si, o que faz que sejam proximamente aparentadas em termos evolutivos. Seja um paleoantropólogo, aprenda a montar o esqueleto humano e de um chimpazé e conheça de quebra as principais diferenças anatômicas entre estas duas espécies. Desenvolvido pelo Institute of Human Origins (IHO).

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DNA: A dupla hélice (Inglês)
Nível Médio
Em 1953 a estrutura de dupla hélice do DNA havia sido desvendada por dois cientistas americanos Watson e Crick. Neste jogo bem divertido você poderá sintetizar a fita complementar de DNA, fazendo cópias da molécula, mas cuidado para não parear as bases erradas e gerar mutações!

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A Corrida dos Espermatozóides (Inglês)
Nível Básico/ Infantil
A fecundação é um evento chave na reprodução de seres sexuados. Através dela é possível manter a variabilidade genética da população, reestabelecer o conjunto diplóide do organismo e dar início a formação de um novo ser.
Neste jogo você verá como é difícil ser um espermatozóide. Você disputará com outros concorretes e terá que driblar a acidez do útero. A passagem dos espermatozóide da vagina até as tubas uterinas (onde ocorre a fecundação) é tortuosa e cheia de riscos.
Tudo isto para o tão esperado encontro com o óvulo!

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Transfusão sanguínea (Inglês)
Nível Médio
Neste jogo você fará a transfusão sanguínea em pacientes com risco de morte, mas para isso terá que fazer a tipagem sanguínea. Você consegue fazer isso? Se não, terá que ler a introdução de tipagem sangüínea antes de começar, pois você pode colocar a vida dos pacientes em perigo!

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Make a Karyotype (Inglês)
Nível Médio
O cariótipo é um conjunto de cromossomos de uma espécie. Em um cariótipo, cromossomos estão dispostos e numerados por tamanho, do maior para o menor. Este acordo permite cientistas identificarem rapidamente alterações cromossômicas que podem resultar em uma doença genética (síndromes genéticas, por exemplo).
Neste jogo você aprenderá a montar um cariótipo humano, para isto será necessário igualar-los usando o tamanho, padrão de bandeamento e posição do centrômero.Desenvolvido pela Learn Genetics.

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The Evolution Experience (Inglês)
Nível Básico
A seleção natural é o cerne da teoria da evolução de Darwin, esta consiste num mecanismo físico capaz de modificar organismos ao passar de várias gerações, selecionando características úteis para sua sobrevivência no ambiente. É por este motivo que camelos estão bem adaptados a viver no deserto e pinguis a viverem no Pólo Sul. Evolua uma população de besouros no seu habitat natural, e veja a incrível força da seleção atuando sob os caracteres deste organismos para mimetizá-los com o ambiente. Desenvolvido pelo Museu Americano de História Natural.

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Dissecação de Sapos (Inglês)
Nível Básico
Nesta animação super divertida qualquer pessoa pode aprender a dissecar sapos e conhecer os principais orgãos destes animais. Desenvolvido pela Froguts.

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Cadeia Alimentar (Inglês)
Nível Médio
Cadeias alimentares são sequências de seres vivos que se alimentam uns dos outros. É uma maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema. Construa sua cadeia alimentar. Coloque todos os organismos nas suas posições corretas neste jogo e faça pontos quando acabar.

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O Cão Diabético (Inglês)
Nível Básico
Atualmente a insulina é um dos medicamentos mais utilizados no mundo, e embora não represente a cura contra a diabetes, se tornou bastante importante para o tratamento desta doença, sendo considerada uma das maiores descobertas da medicina do século 20. Neste jogo você cuidará de um cão diabético, mas cuidado para não alimentá-lo demais e esquecer de dar sua dosagem necessária de insulina.

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Partes de uma Flor (Português)
Nível Médio
Flores são órgãos sexuais de plantas angiospermas, e evolutivamente, representam um grande salto adaptativo. Elas permitem maior dispersão dos grãos de pólen, pois são dotadas de diversas características que atraem insetos polonizadores (odores, cores atraentes e nectários) que facilitam sua dispersão no ambiente. Aproveite e conheça suas estruturas!

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Corpo Humano Interativo
Nível Avançado
Conheça os principais sistemas do corpo humano neste jogo interativo. As peças aparecerão ao lado juntamente com seu nome e imagem tente posicioná-la nas regiões corretas doc orpo pra acumular pontos. É possível testar seus conhecimentos para o sistema muscular, ósseo, e nervoso. Produzido pelo Canal de Ciência da BBC.

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Árvore da Vida
Nível Avançado
Arvores filogenéticas são formas de representação de relações evolutivas de seres vivos por parentesco. Nesta árvore interativa desenvolvida com colaboração da Wellcome Trust, da BBC e da Open University, você aprenderá um pouco sobre a história evolutiva na Terra.

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Malaria
Nível Básico/ Infantil
A malária é uma das doenças mais comuns do mundo. Causada por um protozoário, é transmitida ao homem pela picada do mosquito fêmea do gênero Anopheles sp. . Para prevenção recomenda-se utilizar repelentes, mosquiteiros e inseticidas para o combate do mosquito. Veja neste jogo como é dificil ser um mosquito da malária, sugue o sangue das suas vítimas, deposites seus ovos em água parada, mas não deixe ser comido por pássaros e morcegos ou ser pego pelos inseticidas.

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Escala Microscópica
Nível Básico
Nem todos os seres são possíveis de serem vizualizados a olho nú. Alguns você conseguirá visualizar melhor com a ajuda de uma lupa, no entanto, outros ainda continuarão invisíveis aos seus olhos. Tecnologias mais sofisticadas permitem melhor visualização de alguns seres ou estruturas microscópicas, como por exemplo os vírus, parasitas intracelulares obrigatórios. Conheça melhor sobre a escala de visualização de alguns seres e estruturas celulares nesta animação desenvolvida pela DNA Learning Center.

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Clonagem (Inglês)
Nível Médio
O processo de clonagem artificial envolve diversas técnicas entre elas a mais famosa: a da transferência nuclear que permitiu a criação da ovelha Dolly em 1997. Esta técnica consiste na transferência de um núcleo diplóide de um organismo para um óvulo de outro organismo e a indução de seu posterior desenvolvimento. O óvulo é então implantado no útero de uma fêmea que servirá como “barriga de aluguel”.
Teste seus conhecimentos neste jogo. Serão mostrados vários esquemas sobre clonagem de organismos e você deverá acertar cada pergunta para ir acumulando pontos. Caso não consiga entender o que está escrito vale tentar interpretar as imagens para acertar.
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TRILHA: PASSEIO PELO JARDIM ZOOLÓGICO
 Organização da turma
- Grupos de 2 a 4  participantes 
 Capacidades a serem trabalhadas
- Propiciar ao educando o acesso a informações importantes sobre os animais e também como se devem tratar os animais que vivem em um Jardim Zoológico
 Material
- Tabuleiro com a trilha dos animais no JARDIM ZOOLÓGICO
- 1 dado e os marcadores
Desenvolvimento
Lança o dado e na casa que cair você dever ler a informação e seguir o regulamento da mesma. Vence o jogo quem chegar à saída primeiro.
JOGO DE MEMÓRIA DOS BICHOS
Organização da classe
- Organizar a turma em grupo de 4 elementos
Capacidades a serem trabalhadas
- Desenvolver a capacidade de: observação, localização espacial, memorização, associação da imagem à escrita.
- Conhecer animais e algumas de suas características.
Material
- Cartas com os animais a serem trabalhados. ( mínimo 20 cartas).
 Desenvolvimento
As cartas devem ser embaralhadas e colocadas na mesa viradas para baixo. A parte de trás da carta deverá estar “limpa”. Sortea-se os jogadores através do par / ímpar, ou do 0 ou 1, devendo a ordem dos jogadores seguir o sentido do relógio.
A criança vira uma das cartas no lugar onde a carta se encontra e deverá virar outra carta. Caso encontre o par marca ponto, retira as cartas pares da mesa e tem direito a mais uma jogada. Caso não marque ponto deverá virar as cartas na mesa novamente no mesmo lugar.
Ganha o jogo quem conseguir o maior número de pares.
 Observação: as cartas devem ficar na mesma posição em que estavam para se seguirem as jogadas seguintes, este procedimento favorece a concentração, pois os alunos precisam ficar atentos ao erro do outro, para facilitar o seu próprio acerto, ou seja, exercita atenção visual e espacial.
 USANDO O MESMO BARALHO: BATALHA DOS ANIMAIS
 Organização da classe
- Duplas ou trios, sendo que no trio há a figura do juiz que será responsável por retirar a carta do baralhinho de características do baralhinho coletivo e marcar a pontuação. 
 Capacidades a serem trabalhadas
- Perceber características pertinentes a cada animal e sua espécie.
Material
- 20 cartas (de tempos em tempos o professor pode utilizar o mesmo jogo com outros animais, sugestão: confeccionar com os alunos após trabalho de pesquisa).
Desenvolvimento
1- Baralho dos animais.
2- Pegar o baralho e embaralhar bem.
3- Em seguida, dividir as cartas igualmente entre os jogadores. Cada um deverá formar um monte e colocá-lo na sua frente, com as cartas viradas para baixo.
4- Por sorteio (par ou ímpar) decidem-se quem será o primeiro a jogar.
5- O jogador sorteado pega uma carta do seu monte, lê as informações sobre o animal e retira uma característica do baralhinho coletivo com a característica a ser considerada. Ganha a carta do outro aquele que tiver a característica do animal que se sobrepõe à do outro. Por exemplo: se ele pegar a carta da baleia-azul, e for “peso”, já ganhou, pois não há outro animal mais pesado do que ela.
6- Em seguida, o outro jogador deverá mostrar a carta que pegou e comparar quem tem o número maior, de acordo com a informação sorteada, Quem tiver a carta com o maior número fica com a carta do outro jogador. Se houver empate, retira-se outra carta do baralho coletivo. Ganha o jogo quem ficar com a maior quantidade de cartas.
Blog: Alfabetização e Companhia
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